27/02/2013

Safras visuais: geométricas e frutadas


O que Gehry, Calatrava, Herzog & De Meuron e Triay & Bouligny têm a ver com os produtores de vinho


...Dentro da estratégia de marketing, as vinícolas iniciaram um processo de venda direta ao consumidor (também a partir da Califórnia). Primeiro, através de mala direta; depois, com o incremento do turismo vinícola. Pode-se dizer que a rodovia US-29, que se estende por todo o vale de Napa e corta as cidades de Napa, Yountville, Santa Helena e Calistoga, é uma espécie de The Strip do vinho. Mais charmosa, claro. Mas, no caso, só muda o pecado: em vez do jogo de Las Vegas, todos estão em busca da bebida mágica de Baco.
E assim as vinícolas passaram a sofisticar seus espaços para acolher os visitantes. Se antes todas ou eram no estilo missões - um bom exemplo é a Robert Mondavi -, ou lembravam os tradicionais barns, agora a arquitetura contemporânea tem sua vez.

Casa Errázuriz, de Corbusier (1929/30): um ancestral casamento entre vinho e arquitetura?

Vista do vale de Napa, em maio de 2006, 30 anos depois do Julgamento de Paris

Robert Mondavi, a mitológica vinícola. Herói ou vilão no processo de globalização do vinho?

Clos Pegase (1987) de Michael Graves, exemplar da safra pós-moderna

Enfim, um grande projeto: a Dominus (1994), desenhada por Herzog & De Meuron

O novo e velho mundos na Opus One (1995), de Johnson Fain Partners

A sutileza da Quintessa (2002), criada por Walker Warner e semelhante a um semicírculo de pedra

Gehry aporta em Napa: The Hall, em plena US-29, deve ser concluída em 2009

Artesa (1991), desenhada por Triay e Bouligny, e a montanha sagrada

2 comentários:

  1. Regiane, aqui em Portugal também temos. A Quinta do Portal tem uma instalação linda do Álvaro Siza Vieira (http://www.oportoencanta.com/2012/05/do-porto-para-o-douro-vinhateiro.html) Quem sabe um dia vamos até lá para eu te mostrar?? :) beijos!

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