27/02/2013

Umas das sete maravinhas do mundo do vinho

Projeto arquitetônico de Santiago Calatrava é a expressão artística do terroir de Rioja



fotos: divulgação
 Para entrar nessa imponente adega é preciso cruzar uma ponte de granito sobre um espelho d'água
Quem visita a cidade espanhola de La Guardia, na província de Toledo, respira história. O pequeno e tradicional vilarejo, fundado em 908, preserva intactas as construções medievais, desde as muralhas assinadas por Sancho Abarca de Navarra até as imponentes igrejas em estilo gótico, como a de São João Batista. Os connosseiurs têm um motivo a mais para valorizar a cidade. Ela está situada na Rioja Alavesa, região prestigiada para produção de vinhos. A imponência das montanhas rochosas, cobertas por neve, corta o horizonte como uma muralha de pedra. Uma paisagem que arranca suspiros dos cinéfilos que apreciam os faroestes produzidos na Europa.
fotos: divulgação
A arquitetura da Ysios acompanha o movimento das montanhas ao fundo
fotos: divulgação
Em detalhe: espelho d'água circunda a contrução
fotos: divulgação
Sala de degustação: sofisticada e imponente
Além de inspiração para os clássicos do spaghetti-western, o cenário foi escolhido pelo grupo Bodegas y Bebidas para a construção de uma das mais belas vinícolas do mundo, em 1998, com o projeto assinado pelo conceituado arquiteto Santiago Calatrava (mais informações no quadro). Ao longe, o visitante já nota a genialidade arquitetônica da bodega Ysios. O formato da construção lembra os rochedos da região, porém lapidados com precisão pela mão humana. Durante o dia, a cobertura brilha.
À distância, a fachada de madeira se confunde com o solo.

O terreno ao redor é irregular, com desníveis que chegam a dez metros, desde as zonas mais elevadas, ao norte, às mais baixas, no sul. Metade do terreno, de cerca de 72 mil metros quadrados, é ocupado pelas videiras. O edifício, concebido para se integrar à paisagem, tem pouco mais de 15 mil metros quadrados. A cobertura, em alumínio, é em formato sinuoso para acompanhar o movimento das montanhas ao fundo. A natureza, aliás, se torna aliada em dias ensolarados. A luz do sol, refletida no alumínio, cria um efeito cinético que se contrasta com a paisagem amena das vinhas ao redor da construção. No eixo da bodega, bem no meio da fachada, o telhado se avoluma e cria uma espécie de cúpula em meio ao formato sinuoso, destacando a entrada da adega.
fotos: divulgação
Degustações inspiradas pela paisagem
fotos: divulgação
Tecnologia na produção do vinho riojano
fotos: divulgação
Salão de armazenamento: capacidade para 1.3 milhão de garrafas
fotos: divulgação
Sala de amadurecimento com 4 mil barricas de carvalho francês
Para contrastar com a frieza causada pela cobertura, a fachada da Ysios é revestida por madeira. A fachada sul é coberta por placas de cedro na horizontal. Refletidas nos espelhos d'água de azulejos brancos, assemelham-se a uma fila de tonéis de carvalho. Já na fachada norte, encontram-se painéis de betão (placas de concreto), enquanto as duas fachadas intermediárias estão revestidas por alumínio canelado. Ao cruzar uma ponte de granito sobre espelhos d'água, o visitante chega ao interior da Ysios.
O telhado é composto por uma série de vigas em madeira laminada suportadas pela cornija sinuosa e escadeada das paredes laterais, como uma continuação das fachadas. A sala de amadurecimento abriga quatro mil barricas de carvalho e o salão de armazenamento tem capacidade para guardar até um milhão e 350 mil garrafas. No topo do prédio, há um salão exclusivo para a degustação dos vinhos da casa. Ao contemplar a paisagem através de um vitral que ilumina o ambiente durante o dia, os connosseiurs, ou não, têm a certeza de estar em uma das sete maravilhas do mundo do vinho, onde os caprichos da natureza e a habilidade humana se completam.

fonte: http://revistaadega.uol.com.br - por Fernando Roveri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...