09/06/2013

O valor da história.

Quando os japoneses colam objetos quebrados, eles preenchem as rachaduras com ouro. Eles acreditam que quando algo sofre algum dano, tem uma história e há conserto, vale a pena repará-lo. Quando alguns vasos se quebram, eles não perdem seu valor. De fato, ao consertá-lo, ele torna um objeto único e especial. E passa a valer mais do que antes!

Assim são as pessoas. Que o ouro que nos conserta, quer seja sabedoria, quer seja mais amor pela vida, quer seja simplesmente o fato de estarmos desenvolvendo nossas qualidades, superando nossas falhas e nos fazendo abandonar hábitos que nos fazem mal nunca nos falte nos momentos em que nos sentirmos como um vaso quebrado.

Da Wikipedia:
Kintsugi (金継ぎ?) (Em Japonês, colagem com ouro) é uma arte de consertar peças de porcelana quebrada com uma resina de laquê e ouro em pó.  Kintsugi provavelmente se originou quando o  shogun Ashikaga Yoshimasa mandou uma tigela chinesa  de chá quebrada para restauração na China no século XV. A tigela voltou com horrorosos grampos de metal, o que desagradou o shogun. Então, ordenou que os artesãos japoneses fizessem um trabalho esteticamente mais agradável.
O resultado foi a criação da técnica do Kintsugi.




Essa técnica de restauração feita com uma mistura de amálgama e ouro ganhou o status de arte e recebeu o nome dekintsugi.


Tal técnica está associada aespírito zen budista de mushin (estado de não-mente) - desapego e aceitação das circunstâncias. Não é incomum que peças quebradas e reparadas sejam mais valorizadas do que as novas.



O que achei mais interessante ao pesquisar mais sobre esse tema é que o foco deixa de ser os cacos caídos ao chão e passa a ser a construção de uma peça cheia de vida novamente, mais bonita e mais forte…com identidade. Nada de lamentos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...