23/01/2013

Casa Contêiner - Casa Contentor

No Brasil, aproveitar contêineres para a construção de casas ainda não é comum, no entanto a procura pelo material vem crescendo muito. Para se ter uma idéia, nos últimos dois anos o preço dos contêineres reciclados subiu de R$ 3 mil para R$ 6 mil.

Os equipamentos de carga são usados para o transporte durante dez ou 15 anos. Usá-los na construção de casa é uma forma de reaproveitar este material, que além de ser mais sustentável, pode ser econômico. Construções com contêiner duram até 90 anos e custam muito menos do que os materiais usados tradicionalmente para levantar uma casa.

Empresas, lojas e escritórios também têm investido no uso de contêineres. O grupo Container é um exemplo de empresa que possui uma rede de lojas de roupas com cem franquias espalhadas pelo Brasil. Todos os espaços de venda são construídos com contêineres. Agora a empresa também está investindo em hotéis sustentáveis.
  
Uma empresa holandesa, que em Amsterdã criou uma vila de estudantes em contêineres, também deve chegar ao Brasil nos próximos meses. Ela venderá seus produtos que incluem escritórios e hotéis.
  
Vantagens

§  Economia de aproximadamente 35% no custo total da residência, desde a fundação da casa até o revestimento externo.

§  A estrutura é muito forte, pois é projetado para resistir às diversas intempéries e suportar grandes cargas, sua vida útil em construções pode durar até 90 anos.

§  Para a arquitetura, permite modularidade e grande flexibilidade, dado que as dimensões são padronizadas e as peças são facilmente encaixáveis entre si O que facilita a construção e/ ou montagem, permitindo diversas configurações.

§  Agilidade na construção, leva geralmente entre 60 a 90 dias para ficar pronta.

§  Reutilização de materiais nobre descartável (containers) o que proporciona economia de recursos naturais que não foram utilizados na construção da casa: areia, tijolo, cimento, água, ferro etc. Isso gera uma obra mais limpa, com redução de entulho e de outros materiais;

§  São leves, com isso podem ser facilmente transportados para qualquer lugar;

§  Podem ser facilmente levantados sobre estacas acima do nível do solo, útil principalmente em áreas com risco de inundação ou com dificuldades para aterrar/ fazer piso;

§  São leves, com isso podem ser facilmente transportados para qualquer lugar;

§   Respeito ao perfil do terreno: mais economia e rapidez na terraplanagem. Dependendo, em apenas um dia, os serviços de terraplanagem e limpeza do terreno são totalmente executados.

§  Impermeabilização máxima de 15% do terreno preserva o solo e lençol freático: o projeto respeita ao máximo o relevo natural do terreno, evitando interferências no solo e no lençol freático. Mais de 85% do terreno fica permeável, contribuindo para absorção da água das chuvas.

§  Reuso de água da chuva: Os projetos podem captar água da chuva pelo telhado, armazenada e filtrada em reservatório próprio, para uso na irrigação do jardim, limpeza externa, lavagem de carro e máquina de lavar roupa.

§  Ventilação cruzada nos ambientes: Nesses projetos são utilizadas janelas e aberturas para evitar o uso de ar condicionado, um dos grandes consumidores de energia elétrica.

§  Uso de lã de PET: Entre a estrutura do container e a parede há isolante térmico feito à base de garrafas PET.
  

Desvantagens

§  O fato de ser fabricado em aço, que é um bom condutor de calor e péssimo isolante acústico exige acabamentos e revestimentos para garantir o conforto do usuário;

§  Por ser um material cujo manuseio e corte exige mão-de-obra especializada, isso pode encarecer os custos, porém, o custo total da obra continua sendo inferior a uma obra tradicional;

§  Necessita-se de equipamento especializado, como empilhadeiras e guindastes, para transportar, movimentar e auxiliar na montagem;

§  O uso de estrutura metálica em residência não é muito comum, o que pode dificultar na obtenção do aval de construção em alguns países. Além da inexistência de legislação e normas que regulem o uso de container para esse fim;

§  Possibilidade de contaminação tanto com relação a manutenção e produção do container, como também em relação à carga que transportava anteriormente. Por isso é necessário exigir do vendedor um documento que certifique que o container adquirido nunca transportou produtos tóxicos ou prejudicial a saúde e mesmo assim recebeu tratamento adequado.

As adaptações de um container para a arquitetura incluem o tratamento de isolamento, incorporando as questões térmica e acústica, o corte para portas e janelas para garantir  iluminação e ventilação adequada do espaço interior e os revestimentos internos, que incluem o piso e as paredes.

Quem procura morar em tais residências são pessoas que dão preferência por produtos sustentáveis e que também buscam economizar.

E você, moraria em Containers?






















texto: http://esserengenharia.blogspot.com
imagem croqui-projeto (Danilo Corbas): http://projetocasacontainer.ad7comunicacao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...