28/04/2012

Decore com suzanis

UM POUCO DE HISTÓRIA...


Suzani é um tecido estilo rústico feito desde a antiguidade na Asia Central, mais precisamente no Cazaquistão, Uzbequistão e Turcomenistão. 
A origem do nome vem do persa e significa Beleza Tribal ou Beleza que vem da Tribo.



Os suzanis originais não são produtos comerciais, são peças pessoais feitas para serem usados como enxoval e decoração. Durante o processo de fabricação de um suzani, raramente a bordadeira é quem fazia o desenho. O mais comum era que, durante a preparação do enxoval da menina, o tecido fosse levado à uma mulher mais velha conhecida como Kalamkash, que era a desenhista local. O padrão era desenhado diretamente sobre o tecido. A medida em que a seda se desgasta nos suzanis antigos, frequentemente é possível ver estes contornos desenhados no tecido.


Os suzanis eram bordados em tiras separadas de algodão, linho ou seda geralmente também tecidas em casa. Depois de desenhado o padrão sobre estes tecidos, as tiras eram divididas para serem bordadas por diferentes mulheres membros da família. O resultado é que os padrões do suzani podem aparecer levemente desalinhados ou assimétricos e não é raro encontrar tonalidades de cor variantes entre as tiras, já que dois lotes de corantes naturais nunca saem iguais. Além disso, as mulheres gostavam de bordar detalhes que se tornavam seus "toques pessoais" à peça e que ignoravam o esquema de cores oficial, agregando charme e personalidade ao trabalho.

A linha usada nos bordados é normalmente de seda pura e algumas vezes de algodão. Nas peças mais antigas, o tingimento era totalmente natural usando índigo para o azul, cochonilha e garança para o vermelho, açafrão para o amarelo, casca de romã ou pistache com ferro para o preto.



Os suzanis antigos se mantiveram guardados em lares do Uzbequistão durante o domínio da União Soviética e recentemente foram descobertos pelo público Ocidental. Apesar de que hoje em dia se fabricam suzanis modernos manuais e industriais com tingimentos baseados em anilina e fios sintéticos, o charme e a história impregnada nos suzanis antigos fazem destas peças uma obra de arte que guarda em cada ponto do bordado um detalhe, uma intenção e um desejo na história de vida destas mulheres da Ásia Central. 
fonte:  http://ghazalfinearts.blogspot.com +  http://en.wikipedia.org/wiki/Suzani_textile


















4 comentários:

  1. O bacana é conhecer a história! Às vezes a gente vê umas coisinhas bacanas e não sabe a origem! Gostei de conhecer!

    Beijinhos e ótimo domingo!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. é sim Luiza.
    As histórias dos tecidos, a cultura da população e de quem faz é realmente emocionante.
    BjoBjo
    Re.

    ResponderExcluir
  3. Regiane,
    primeiramente agradeço pelo comentário No Casa Très Chic.
    Quanto aos tecidos Suzani, adoro, tenho banqueta, minha filha tem almofadas e minha sócia tem uma chaise maravilhosa, sou fã.
    Amei seu blog, sou sua seguidora.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Tereza.
      Eu amei sua Casa Très Chic: um mix lindo e fashion.
      Vamos nos visitando sempre para um café (rs) e leituras nos blogs.
      Bjo
      Re.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...