01/03/2012

Ikat: o dono da vez

Ikat ou Ikkat é um estilo de tecelagem que usa uma tintura antes dos fios serem tecidos para criar um padrão ou desenho, que tem este aspecto "borrado". Um duplo Ikat é quando tanto a teia quanto a trama são tingidas antes da tecelagem.

Significa “para amarrar” ou “o efeito de vincular” no idioma malaio, e tem a mesma raiz enquanto as palavras dekat ( “fechado”),  lekat ( “a pau”),  pikat ( “para a captura”). Através do uso comum, a palavra Ikat vem descrevendo tanto o processo e quanto o tecido já pronto.

Como qualquer ofício ou arte forma, ikats variam muito de país para país e de região para região, sendo quase impossível determinar de onde a técnica se originou (com indícios de que tenha sido na Ásia central). Desenhos podem ter significado simbólico do ritual ou que tenham sido desenvolvidos para a exportação. Talvez por causa da dificuldade e o tempo necessário para fazer ikats, algumas culturas acreditam que o pano está impregnado com poderes mágicos.
Ikats muitas vezes são símbolos de status, riqueza, poder e prestígio.

Muito atual, esse padrão está em alta na decoração e na moda, podendo ser encontrado em paredes, jogos de cama, almofadas, cúpulas, cadeiras, poltronas, bolsas, sapatos e onde a imaginação permitir.



























 >>objetos de Sig Bergamin para 6F


4 comentários:

  1. Interessante! Gostei dos padrões, combinam bem com estofamento de móveis ou tapeçaria. Passar uma impressão de aconchego!

    Beijos e ótimo fds!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lui...Passei pelo seu blog e dei um oi por lá uns dias atrás...
      Tava com saudade de vc!!!
      Bjks e obrigada por passar aqui!

      Excluir
  2. Eu adoro esse padrão!
    Acho lindo, colorido e espero que não saia de moda nunca!
    Amei esse post, me inspirou para um projeto que estou fazendo! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiiii...que bom que te inspirou para ter idéias cada dia mais lindas!
      Bjinsssss
      :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...