08/02/2012

A arte de embrulhar



Para deixar o seu presente para uma pessoa importante ainda mais especial, que tal fazer um furoshiki?
Furoshiki é uma técnica de embrulho tipicamente japonês feito com tecido. Na sua origem, que remonta ao período Nara (710-794), era utilizado para transportar objetos no dia a dia. Progressivamente, passou a ser usado como embalagem para presente.
Praticamente qualquer tecido pode ser usado para fazer o furoshiki, contanto que seja maleável o suficiente para comportar nós. Tradicionalmente, é feito a partir de um tecido quadrado, com lados de 45, 50, 68, 75, 90, 105, 120, 128, 180, 205 ou 238 cm.
Segundo a tradição, a pessoa leva o presente embrulhado no furoshiki, desembrulha, entrega o presente e leva o furoshiki de volta – basicamente, funciona apenas para transporte.
Essa técnica é datada do período Edo, quando o furoshiki era utilizado para embrulhar roupas dos frequentadores dos banhos públicos. O nome furoshiki se escreve com os ideogramas de “furo” (banho) e “shiki” (abrir, espalhar).
Atualmente o furushiki tem uma proposta ecológica além de ser muito charmoso e versátil. Os tecidos possuem normalmente um formato quadrado e podem ser de seda, nylon ou algodão.
Além de ser uma tendência no mundo da moda é por excelência um atitude ecologica e sustentável, pois substitui as sacolas plásticas.
PURO CHARME!!!


Inspirado no post da minha amiga de faculdade e da vida @MeyreKajita no Facebook. Tks...











COMO FAZER? ASSISTA O VÍDEO:
images: google

3 comentários:

  1. Que lindoooos!

    So nao tenho o lenço, pq boa vontade de fazer eu tenho de sobra! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Amei o video explicando tudinho e aquela ilustração lá em cima. Os orientais tem ótimas ideias para embrulhos. Tbém, quem domina origami só podia fazer coisas lindas e delicadas assim!

    Beijinhos,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. querida, é realmente FANTÁSTICO.
    Quando morei no Japão fiquei fascinada com os pacotinhos de presente em tecido.
    Aliás, os lenços também são obras de arte...e existem lá estampas específicas para cada ocasião, acreditam?
    Lindo!

    bjks :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...