28/04/2015

ARQUITETURA E AS EMOÇOES PSICOLÓGICAS QUE CAUSAM

Na aula sobre o romantismo evocado nas construções arquitetônicas onde todo aluno deveria (e muito) dar a devida importância para o passado. 

Conhecendo as equações:
Egito= idade do medo, em que o homem se dedica a conservação de um corpo sem o qual não poderá encontrar a reencarnação;  
Grécia= idade da graça, símbolo de trégua contemplativa no encanto das paixões; 
Roma= idade da força e da pomposidade; 
Protocristão= idade da piedade, do amor; 
Gótico= idade da aspiração; Renascença= idade da elegância; 
Revival= idade da memoria

DEVIDA IMPORTÂNCIA PARA OS FUTUROS ARQUITETOS.

A teoria de " Einfuhlung" , segundo a qual a emoção artística consiste na identificação do expectador com as formas, e por isso no fato da arquitetura transcrever os estados de espírito nas formas da construção, humanizando-as. Descreverei num modo simplista de entendimento, que deixa o romantismo invadir a percepção.

Olhando as formas arquitetonicas, nasce uma vibração intrinseca em simpatia simbólica com elas, porque suscitam emoções em nosso corpo e nosso espírito: Fenomenologia Einfühlung é a palavra alemã que significa entendimento ou empatia e foi usada por fenomenólogos como Edmund Husserl para explicar uma forma de conhecimento que procura entrar na experiência de outro ser humano e conhecer e sentir o mundo da mesma forma que esse ser humano.

A LINHA HORIZONTAL: Quando seguimos uma linha horizontal,nos damos conta que ela não dá o sentido do emanente, do racional, do intelectual. É paralela a terra sobre o qual o homem caminha, acompanha por isso o seu andar, decorre a mesma distancia da vista e por isso não dá lugar a ilusões a cerca do seu comprimento, seguindo sua trajetória, encontra-se sempre um obstáculo qualquer que sublinha o seu limite.


 A LINHA VERTICAL: É o símbolo do infinito do êxtase e da emoção. Para isto o homem ergue os olhos ate o céu, afastando-se da sua diretriz normal. A linha vertical rompe-se no céu, não encontrando limite, perde-se nele. Ilude-se a cerca do seu comprimento, é por isso símbolo do sublime. Alguns autores distinguem entre a linha ascendente que representa alegria e a descendente que provoca tristeza.

LINHAS RETAS E CURVAS: As linhas retas significam decisão, rigidez e força. As linhas curvas representam hesitação, flexibilidade ou valores decorativos.



O CUBO:  Representa a integridade porque as dimensões todas iguais, imediatamente compreensiveis, dão ao expectador a sensação da certeza definitiva e segura. 

O CIRCULO: Dá a sensação do equilíbrio, do controle sobre todos os elementos da vida.


A ESFERA: Representa a perfeição , a lei final, conclusiva. Por isso as cúpulas semi-esféricas nas Basílicas do velho mundo.

A ELIPSE: Desenvolve-se em torno de dois centros, nunca permite que a vista repouse, tornando-a móvel e irrequieta.

Estes são os exemplos das semânticas de Einfuhlung, que analisa cientificamente a extensão do próprio ego, tanto da parte do arquiteto como do observador,nos elementos arquitetônicos.

via: femalearquitetura.blogspot.com.br  e prof. Samuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...