06/11/2014

Cores dos capacetes



Um capacete, ou casco, é um objeto que serve para proteger a cabeça contra impactos externos.

Basicamente tem como matéria prima o Polietileno de Alta Densidade na fabricação dos cascos e devem atender à NR 06 e à norma NBR – 8221 sob a égide da qual o Ministério do Trabalho emite o Certificado de Aprovação (C.A.) correspondente.

A escolha da cor do capacete que os funcionários utilizam é uma conveniência da empresa, que pode com as cores evidenciar o senso organizacional da companhia, diferenciando setores, chefias, operários, estagiários e visitantes.

Um conceito de cores bastante comum em canteiros segue a seguinte associação:

Engenheiros: Capacete Cinza / Branco com 3 ranhuras

- Mestre-de-Obras, Encarregados: Capacete Branco

- Pedreiro: Capacete Azul

- Serventes e Operários: Capacete Verde

- Carpinteiros de Forma: Capacete Vermelho

- Eletricista: Capacete Laranja

- Técnico em Segurança do Trabalho: Capacete Preto

- Visitantes: Capacete Marrom / Amarelo

Essa listagem não é um padrão e sim uma repetição que vem se tornando rotineira, apesar de boatos e costumes nenhuma norma oficial regimenta cores para diferentes setores ficando a cargo da organização definir como melhor lhe convier.

Em contrapartida a distância entre a face interna do casco e a parte externa dos cintos não deve, por norma, ser menor do que 6 mm, nem maior que 9 mm, quando a carneira (suspensão) estiver nos seus pontos de ajuste máximo e mínimo, respectivamente.


A norma recomenda, ainda, que se utilize uma tira absorvente de suor, fabricada em material atóxico, de forma a cobrir a porção da suspensão que cobre a região da testa.

Uma suspensão deficiente ou rígida não amortece impactos, ou seja, pode permitir que toda a força do impacto no casco seja transmitida à coluna cervical.


Fonte: www.engenhariae.com.br

ps: E o meu, que é Rosa?
rsrsrsr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...