16/07/2013

Você sabe o que é DIP DYING?

Uma tendência que vem chegando para o mobiliário é o Dip Dye, uma técnica fácil e que traz um certo charme ao seu móvel.
Consiste basicamente em pintar uma parte da mobília ou acessório e obter o contraste com outra cor.
“Dip”, significa “imergir”, “mergulhar”. Uma nova roupagem para aquele banco preferido, um vaso que merece, um pé de mesa...Criative-se!
Lembrando sempre que a escolha da tinta depende do material a ser pintado.

Vamos lá aos materiais que vai precisar:
- Móvel ou objeto que escolheu customizar
- Tinta
- Fita crepe
- Lixa

- Verniz
- Pincel
"- Lixe o móvel para eliminar imperfeições na madeira, deixando-a lisa para que a tinta fique com um belo acabamento. - Decida qual parte do móvel receberá a cor secundária. Se for aplicar nos pés da uma mesa ou cadeira, meça todos eles por igual para que a altura em todas elas fique alinhada. - Use a fita para marcar onde sua cor secundária irá começar e cubra uma parte do móvel que irá permanecer intocada. Caso utilize uma tinta spray, reforce a cobertura da área que deseja proteger com um papel ou jornal. 

- Passe a tinta da maneira que achar mais adequada. Não é necessário, de fato, mergulhar na lata – o “dip” refere-se ao nome do efeito, mas ele pode ser alcançado aplicando a tinta com pincéis ou até mesmo com os dedos. Tome cuidado com os excessos de tinta. - Aguarde a secagem. Reaplique quantas vezes for necessário para atingir a intensidade desejada da coloração. - Após a última secagem, retire a fita. - Finalize com o verniz para brilho e proteção. 

Dicas finais:   - Caso queira aplicar uma nova cor ao restante do móvel, repita o processo com a fita e a pintura, atentando, novamente, para a simetria em todos os pés. - Não se esqueça de caprichar no acabamento, deixando a divisória da pintura bem marcada, evitando o degradê, muito comum em outros projetos. A quebra repentina entre uma cor e outra dá um ar moderno e interessante. E, como sempre falamos aqui, use e abuse da criatividade! Você pode usar mais de uma cor ou intercalar diferentes intensidades de um mesmo tom.
Curiosidades:
- O mesmo nome e conceito são utilizados em salões de beleza, caracterizando o tingimento das pontas do cabelo.
- O nome pode lembrar também a técnica tie dye, muito popular entre as décadas de 1960 e 1970. A diferença é que ela é mais artística e prima por efeitos em degradê."
(
http://blogleroymerlin.com.br/2013/07/16/conheca-o-dip-dying) Fotos: (http://www.artbarblog.com/category/decorate/)







Um comentário:

  1. É linda esta técnica, né Regiane? Já faz tempo que quero pintar os pés de umas banquetas. Mas eu ia mergulhar no balde de tintas, hehehe... agora, medindo e passando fita crepe fica mais certinho!! Obrigada pela dica!

    Beijos,

    Luiza Mallmann
    Decorar Sustentável

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...