11/02/2012

Vintage ou Retrô?

Vintage: é uma peça que mesmo possuindo várias décadas continua em perfeito estado de conservação. Precisa-se pelo menos de duas décadas para ser dado o nome de vintage.
Retrô: é um relançamento de uma moda, ou seja uma peça nova com estilo e modelagem que remetem aos anos 60/50/40.

Origem dos nomes:

Vintage é uma palavra emprestada dos vinhedos  (vint) onde a melhor tradução seria boa safra e a idade (age), algo como um lançamento que tem características especiais e que muitas vezes não era clássico e nem tão antigo assim. Normalmente os vintage são de marcas famosas dos anos 60 e 70.
Retrô significa “para trás” ou “dentro após épocas”, a moda retrô em poucas palavras é uma releitura do passado, uma retrospectiva do que já foi visto.

O estilo vintage resgata elementos das décadas 20 à 60. Atualmente é um estilo que encarece a decor porque os objetos possuem valor alto, em virtude de serem originais de época. Na maioria das vezes, cria-se um contraste entre o contemporâneo e o antigo. Ou seja, Vintage é aquele produto original encontrado em um Brechó, Loja, Bazar ou Antiquário, seja ele uma roupa, acessório ou objeto de decoração, antiga, mas emblemática e em bom estado.
Na decoração retrô  são utilizados objetos, muitas vezes atuais,  inspirados no que se usou nas décadas 70 e 80. Também podem ser utilizadas peças originais dessas décadas, em bom estado de conservação. Sendo um estilo que aceita peças inspiradas, acaba sendo uma releitura que explora a decoração das décadas posteriores a que caracteriza o estilo vintage.  As peças retrô também possuem preços mais elevados que as peças atuais e frequentes, mas são mais acessíveis que as peças vintage, por serem produzidas pela indústria atual. Retro é algo incrivelmente novo com a aparência muito antiga e que faz sucesso pela releitura perfeita de uma época, ou de um estilo marcante.

Resumindo: O vintage é algo velho com cara de novo e o retrô é algo novo com cara de velho.

É VINTAGE







É RETRÔ





GOOGLEI AS IMAGENS. (SE ALGUÉM FOR O AUTOR, ME FALE QUE COLOCO OS CRÉDITOS TÁ?)

4 comentários:

  1. oi Rêêê!
    há agora sim! então estou bem , tomando medicamentos claro mas estou bem, agora sim entendi as diferenças depois de suas explicações Rê, e amei tb as imagens, eu comprei então uma peça vintage para mim, Um Aparador da década de 50! qd chewgar vou postar e vc vai ver que lindo, só nao trouxe porq precisa restaurar o tampo dele, mas o retante está inteirinho!

    convitinho Rê, segunda começa um sorteio lá no bloguinho tá, quero ver vc la participando tb!

    bjinhus e carinhos,

    fatti

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz em te ver no facebook e que bom que esta melhor Fatti. Tava preocupada.
    Ai q chic vc, com sua peça vintage. Quero ver logo restaurada.#CURIOSIDADE
    E claro que o convite
    já vai ser aceito e vou GANHAR o sorteio! iupiii. Positividade sempre.
    Vou fazer um sorteio aqui no blog também, com presente via Europa. LogoLogo. Bjoooo <3

    ResponderExcluir
  3. Ai Regiane, que legal!
    As pessoas sempre tem muita dificuldade em entender as diferenças, ne? Eu tenho peças vintage e retro aqui em casa... Adoro todas! Cada qual com sua particularidade! =)
    Tenho a geladeira retro da brastemp vermelha que eh sucesso absoluto quando as pessoas vem aqui, mas meu xodo mesmo eh um lustre de 1920 que eu pintei de preto!

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria Eugênia...
    Sua casa deve ser liiiinda! Com seu bom gosto e amor, tenho certeza disso.
    Bjksss
    :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...