26/10/2011

LAVANDERIA OU ÁREA DE SERVIÇO?


O importante é ter o espaço certo para acomodar máquina de lavar, materiais de limpeza, espaço para secar a roupa, entre outros.
Algumas dicas da Personal Home Organizer Anna Klein, para manter tudo limpo e organizado:
Vassouras:
  1. Em um balde com água quente coloque 1 colher de sobremesa de sal
  2. Mergulhe a vassoura dentro e deixe de um dia para o outro.
  3. Retire-a do balde e pendure-a para secar. Ela estará praticamente nova!
Aspirador de pó: O saco do aspirador deve ser limpo todas as semanas, senão o pó acumulado impedirá a passagem do ar, danificando o motor.
  1. Para limpeza externa, use um pano umedecido com água e sabão neutro.
  2. Em seguida, outro com água pura e, por fim, um pano macio e bem seco.
  3. Guarde-o em lugar seco.
Máquina de secar roupa: Mensalmente, limpe a parte do motor e a correia, tirando bem o pó. Passe o aspirador.
Máquina de lavar roupa: De tempos em tempos, faça-a funcionar sem colocar a roupa dentro, num ciclo quente com uma xícara de chá de vinagre branco no compartimento do detergente. Isso eliminará os resíduos de sabão em pó que se acumulam com o tempo.
Lave as duas máquinas por fora:
  1. Lave toda a parte esmaltada de branco de sua máquina por fora e por dentro com uma esponja macia e sabão neutro.
  2. Passe um pano úmido quantas vezes forem necessárias, para que todo o sabão saia bem.
  3. Enxugue com pano seco e macio.
Ferro Elétrico:
  1. Desligue da tomada e deixe o ferro esfriar.
  2. Limpe a chapa do ferro com água e detergente neutro.
  3. Seque com pano macio.
  4. Nunca use produtos abrasivos, como palha de aço e sapólio.
  5. Para que o ferro deslize bem, use um pouco de cera incolor para automóvel. Dê um bom polimento com um pano seco.
  6. A chapa do ferro não pode ser riscada.
  7. Para limpar o reservatório de água de dentro do ferro, coloque 2 colheres de sopa de vinagre e encha com água.
  8. Ligue o ferro e deixe o vapor sair por alguns minutos. Desligue o ferro e aguarde 1 hora. Retire toda a água, e lave o reservatório com bastante água limpa.
Tábua de passar: Se sua tábua tiver um pano branco cobrindo-a, tire-o de 15 em 15 dias e lave-o.  E a cada 15 dias limpe as paredes, vidros, armários e portas.
Alguns modelos interessantes:
Através da aliança entre praticidade e preocupação ecológica, a arquiteta Helen Kampmann desenvolveu a Lavanderia e Spa do Pet da Casa Sênior da Casa Cor RS 2008. Contando com uma área total de apenas 11m², Helen precisou tirar proveito de cada canto que o ambiente tinha a oferecer e mostrou que é possível sim misturar os afazeres domésticos com a parte de higiene dos pets em um único local.
Lavanderia projetada por Déborah Bijos para mostra Master Casa
A lavanderia projetada pelas profissionais Mariluci Baqueta Brambilla, Mônica Becker e Katerine Campagnoli foi inspirada na cultura americana, pensando nas pessoas que dispõem de pouco tempo para realizar suas tarefas cotidianas. Usuários que, além do conforto e da praticidade, não abrem mão da estética e de preços acessíveis. Um dos destaques do espaço são os armários ventilados, que permitem a livre circulação do ar dentro dos seus compartimentos, possibilitam diferentes composições e a rápida visualização dos objetos em seu interior. As portas deslizantes em acrilato otimizam o espaço de passagem da lavanderia. Além da modernidade das peças, assinadas pela Closet & Cia, elas são fabricadas por meio de processos que respeitam o meio ambiente. “É um espaço inteligente que organiza e facilita a vida”, resumem as profissionais.
Praticidade, beleza e respeito ao meio ambiente. O projeto da arquiteta Mariela Klann Fonteyne para a área de trabalho contempla essas três metas. Note a organização do espaço: uma bancada com armários modulados abriga dois tanques para pré-lavagem. Ao fundo, um nicho acomoda produtos de limpeza. O inusitado surge na grande foto de uma lavadeira, impressa em tecido. O autor é Miklos Naday. A secadora de roupas aproveita o ar natural e atende ao apelo do consumo inteligente para preservar o planeta. Os cestos para roupas, feitos de jornal, valorizam a reciclagem e o trabalho artesanal. Folhas recobertas de resina salpicam o piso. Já o forro ganhou um trançado de cordas de sisal, deixando o telhado original parcialmente à vista. Casa Cor Campinas 2009
Ambiente projetado por Patrícia Fernandes e Melissa Navarro. Piso vinílico e paredes de pastilhas de vidro. Os móveis são de madeira com bancadas de granito. Campinas Decor 2010
Lavanderia e Banho projeto das arquitetas Kelita Miara Padoveze Peressine Alessandra Cristina Medeiros Alves para a Morar Mais Por Menos
Lavanderia projetada por Fabiane Bauab, Fernanda Rotta e Juliana Lillo para Casa Cor Paraná 2007
Mozaic
Projeto da Arq. Letícia Wassar e do Designer Pedro Negrão para a Campinas Decor
Lavanderia ou Danceteria? Essa lavanderia foi projeto par exposição da Casa Cor SP 2008. A área compacta exibe conceitos high tech e também nostálgicos. O varal com calças penduradas e os nichos com produtos de limpeza a granel, que são retirados com simpáticas conchas de lata, aceitam a presença de modernas lavadoras e até um sistema de ventilação no rodapé que dá a sensação de se estar ao ar livre. Tudo a cargo da dupla criativa de design de interiores Cristina Barbara e Milena Purchio.

fonte: http://acervodeinteriores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...