23/12/2010

A LUZ DÁ O CLIMA

Um bom projeto de iluminação começa com o layout dos móveis distribuídos na casa. Ele é quem define o local e o tipo de luminária a ser usada no ambiente.
Com o projeto na planta pode-se planejar os pontos de luz, tomadas e interruptores.
Abajures e luminárias de pé devem estar próximos a tomadas. Caso o projeto de iluminação não seja feito em conjunto, o que acontece geralmente são fios e cabos aparentes e possivelmente falta de interruptores necessários.
Deve-se fazer uma entrevista com os moradores e saber seu estilo de vida e quais os efeitos que a luz precisa ter, de acordo com seus desejos.

Pode-se trabalhar com quatro recursos importantes: luz geral, luz de destaque, luminárias decorativas e de piso. Cada ponto de luz com diferentes formas e intensidades, cria um efeito cenário.
Os circuitos podem ser ligados separadamente ou associado a outros.
Um projeto de light designer – profissional de luminotécnica- é imprescindível.
Atualmente usa-se dimerizadores (que aumenta ou diminui a intensidade da luz) e pode-se programar o acendimento automaticamente.
O uso de forro de gesso rebaixado é muito utilizado por arquitetos e decoradores, para embutir luminárias e distribuir os pontos de forma adequada.
Os pontos de luz no forro ou em sancas laterais servem para destacar quadros e obras de arte.
Luminárias de pé ajudam na leitura ou somente para destacar um cantinho especial.
Abajures são lindos e bacanas para quartos e salas em mesinhas laterais, com uma luz suave aos olhos.
Uma peça para compor a decoração e iluminação da casa são arandelas de parede. São indicadas para locais com pé-direito alto e devem ficar a 2,10 m do piso. Com essa altura, elas liberam as paredes.
Pendentes são perfeitos para a sala de jantar, sobre a mesa, oferecendo também iluminação geral ao ambiente.
Se o pé-direito (atura do piso ao teto) for baixo – cerca de 2,50m evite pendentes enormes que achatam o ambiente ainda mais.

Um bom projeto de luminotécnica atrai o olhar a objetos, modifica cores, destaca uma peça e conduz o olhar ao redor do ambiente, dirigindo nosso olho a detalhes.
A luz valoriza a arquitetura e torna o ambiente confortável e aconchegante.
Uma bela peça de iluminação pode servir também como decoração ao ambiente.
Importante lembrar que uma iluminação adequada pode até alterar o humor de uma pessoa, fazendo-a recordar momentos e liberar sensações.

Os especialistas planejam um projeto em quatro etapas.

" Passo 1: O primeiro tipo de iluminação é a arquitetônica, composta de spots embutidos no forro, distribuídos simetricamente pelo espaço, jogando luz de cima para baixo. Tais pontos devem ser discretos e sua função é uniformizar a luminosidade dos ambientes.

Passo 2: Em seguida vem a luz decorativa: lustres, pendentes, arandelas e plafons. São equipamentos visíveis, portanto devem dialogar com a decoração (por exemplo, se sua casa é neoclássica, lustres pendentes e arandelas do mesmo estilo serão mais adequados do que uma série de spots embutidos). Somados à iluminação arquitetônica em ambientes pequenos, esses recursos rendem uma luminosidade agradável. Entretanto, a luz ainda é geral, ou seja, não dá destaque aos quadros, objetos e a outros acessórios.

Passo 3: A próxima etapa são as luminárias portáteis – abajures e colunas –, aquelas que ficam sobre mesas laterais e piso. O cuidado é quanto ao ofuscamento. Verifique a altura das peças e a incidência da luz – nada deve ferir o olhar ou provocar um brilho intenso.

Passo 4: Por fim, é o momento de trazer a luz utilitária, também chamada de funcional. Trata-se da iluminação específica, usada em canto de estudo e trabalho, closet, espelho do banheiro, sobre a bancada da cozinha e para realçar obras de arte e vasos, entre outros destaques da decoração. É possível usar spots em forro de gesso próximos à paredes onde você quer realçar quadros. Para a área de serviço e a cozinha, as fluorescentes, donas de uma luz eficiente, embutidas em móveis são ideais. Já para valorizar prateleiras da estante, mangueiras luminosas são as peças mais indicadas".


Simplificando, a LUZ é importante para toda a beleza da casa. Precisamos tanto da natural quanto a artificial.
Seguindo orientação de um bom profissional, ou através de leituras específicas, crie sem cantinho gostoso para ler, relaxar, ou simplesmente sentir o calor que ela nos traz.

Aproveite sua LUZ!


http://www.puntoluce.com.br/site/
http://www.bertolucci.com.br/
http://www.bambhoo.com.br/
http://www.yamamura.com.br/ch/index.aspx
http://www.armazemdaluz.com.br/
http://www.benedixt.com.br/home.asp
http://www.decorlight.com.br/
http://www.desmobilia.com.br/
http://www.estiluz.com/modulos/index.php
http://www.lalampe.com.br/
http://lampartdesign.com/
http://www.spotcenter.com.br/
http://www.yeloarte.com.br/
http://www.wallamps.com.br/
http://www.tokstok.com.br/app
http://www.reka.com.br/


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...