21/07/2015

17 dicas de marca pessoal pra Arquitetos atraírem mais clientes

Você já ouviu falar em personal branding? Esse é um conceito do mundo dos negócios que visa trabalhar a marca pessoal e fortalecer a imagem de uma pessoa no mercado. É uma estratégia tão importante pra atrair clientes que deveria ser aplicada por todas pessoas do mundo, inclusive Arquiteto.
A marca pessoal é a imagem que você passa pro mundo e como seu nome está fixado no seu mercado de atuação. Um exemplo simples de marca pessoal: Steve Jobs. Ele não foi apenas o CEO da Apple. Ele foi um inovador, revolucionou o mundo digital e foi responsável por transformar a experiência do usuário. Mas, o que pouca gente sabe é que muitas das coisas que a Apple aplicou em seus produtos já havia sido testado por diferentes marcas antes.
Na Arquitetura, a marca pessoal é a impressão que o Arquiteto passa pro seu público alvo, é como o cliente enxerga o seu serviço e quais valores estão atribuídos a ele. Quanto mais bem trabalhada for sua marca pessoal, mais você estará presente no imaginário do público alvo e conquistará clientes com facilidade.

Dicas de marca pessoal:

  1. Ofereça experiências para seu cliente. Mostre como o seu serviço de Arquiteto vai muito além do projeto e como pode levar seu cliente da dor ao prazer.
  2. Explique porque você é Arquiteto. O “porquê” é uma estratégia que mexe com a emoção de seus clientes e mostra o verdadeiro motivo de você estar na profissão. Ele trabalha a marca pessoal muito além da famosa carteirada com diplomas e currículos.
  3. Atribua valor ao seu serviço. Qual a diferença entre um iPhone e um Android de alta qualidade? O valor. Coloque valor ao seu serviço e seu cliente verá sua marca como um ícone do mercado.
  4. Use a mesma linguagem que seu público alvo. Se você quer construir sua marca pessoal para determinada parcela da população, fale de forma que ela entenda facilmente e te veja como alguém próximo.
  5. Vista-se de acordo com os valores de seu cliente. Se você planeja escritórios de advocacia, por exemplo, é bem provável que seu público alvo gerará umrapport – aproximação – maior com você se tiver vestido em trajes formais. Agora, reforma de apartamentos pra homens solteiros pode usar roupas mais despojadas.
  6. Elabore estratégias de comunicação únicas pra plataformas diferentes, mas tenha uma comunicação integrada. Dessa forma, cada parte da construção da sua marca é importante sozinha para fixar na mente do cliente, mas o todo conversa de forma que seu cliente perceba a relevância de sua marca pessoal.
  7. Marca não é o seu logo ou sua descrição. A marca é tudo que o cliente e público alvo vê de seu trabalho. Cada portfólio, posicionamento, publicação nas redes sociais etc. faz parte do trabalho pra fortalecer sua marca pessoal.
  8. Faça o atendimento completo de acordo com a linha escolhida pela sua marca pessoal. Se você trabalha com reforma pra homens solteiros, usando o mesmo exemplo de antes, é preciso ter um toque moderno e descolado na divulgação, atendimento, no serviço e pós-venda. É importante manter uma linha única que siga seu personal branding.
  9. Quando estiver construindo sua marca pessoal, pense em tudo que você faz, da vida particular ao serviço. Atualmente, somos profissionais 24h por dia e tudo que fazemos serve de base para nosso branding.
  10. Não trabalhe o seu serviço de Arquiteto na marca pessoal, explore a mudança na vida de seus clientes. Quanto mais pessoal e emocional for, mais potente será sua marca. Quer um exemplo de branding emocional? Abra a felicidade que tem aí!
  11. Conte histórias pra seus clientes. As histórias são tão importantes para vendas e construção de marca pessoal que eu já escrevi um artigo completo explicando porque Arquitetos devem contar histórias sempre!
  12. Entregue mais do que seu cliente contrata. Essa é uma daquelas dicas que já falei várias vezes aqui, mas é extremamente importante pro personal branding. Quando você oferece mais do que seu cliente contrata, ele fica extremamente satisfeito e fortalece a imagem da marca.
  13. Envolva todos os colaboradores. Os Arquitetos precisam que todas as pessoas envolvidas em seu trabalho estejam alinhadas à marca pessoal, dos Arquitetos associados à faxineira. Todos devem estar alinhados para que imagem seja melhor construída.
  14. Valor não é preço! Entenda que preço é o quanto seu cliente está pagando pelo serviço e o valor é aquilo que ele recebe, seja conforto, excelência, segurança, exclusividade, modernidade etc. Quanto maior o valor de serviço, mais forte a marca pessoal, e mais você pode cobrar.
  15. Faça pesquisas pra perceber se o seu trabalho de marca pessoal está fazendo efeito. Converse com clientes e pessoas do público alvo pra ver se a marca pessoal é recebida da forma que você construiu. Caso não aconteça, é preciso analisar onde está errando.
  16. Tenha um blog onde escreve pro seu público. As plataformas digitais são as melhores ferramentas de divulgação atualmente. Através do blog, você pode oferecer conteúdo gratuito para seus clientes e fixar a marca na cabeça de forma orgânica, sem fazer publicidade invasiva.
  17. Nunca pare de trabalhar sua marca pessoal. Por mais que você consiga um grande posicionamento no mercado, é preciso continuar o trabalho de personal branding Todos os dias surgem novos nomes no mercado e você pode ser facilmente desbancado se não trabalhar a marca pessoal. Preste atenção nas maiores empresas do mercado e verá que elas investem fortunas em construção de marca, mesmo já sendo bem posicionada.

    Dica bônus:

    Não adie o seu trabalho de marca pessoal. Isso não é algo que pode ser deixado pra amanhã. A marca pessoal é parte essencial de qualquer profissional liberal. Na Arquitetura, é preciso trabalhar a imagem constantemente pra que conquiste cada vez mais clientes. Então, comece agora mesmo pensando nas suas roupas, na imagem que deseja transmitir, o que seus clientes buscam, quais os valores do seu trabalho etc.

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