Você já ouviu falar em personal branding? Esse é um conceito do mundo dos negócios que visa trabalhar a marca pessoal e fortalecer a imagem de uma pessoa no mercado. É uma estratégia tão importante pra atrair clientes que deveria ser aplicada por todas pessoas do mundo, inclusive Arquiteto.
A marca pessoal é a imagem que você passa pro mundo e como seu nome está fixado no seu mercado de atuação. Um exemplo simples de marca pessoal: Steve Jobs. Ele não foi apenas o CEO da Apple. Ele foi um inovador, revolucionou o mundo digital e foi responsável por transformar a experiência do usuário. Mas, o que pouca gente sabe é que muitas das coisas que a Apple aplicou em seus produtos já havia sido testado por diferentes marcas antes.
Na Arquitetura, a marca pessoal é a impressão que o Arquiteto passa pro seu público alvo, é como o cliente enxerga o seu serviço e quais valores estão atribuídos a ele. Quanto mais bem trabalhada for sua marca pessoal, mais você estará presente no imaginário do público alvo e conquistará clientes com facilidade.
Dicas de marca pessoal:
- Ofereça experiências para seu cliente. Mostre como o seu serviço de Arquiteto vai muito além do projeto e como pode levar seu cliente da dor ao prazer.
- Explique porque você é Arquiteto. O “porquê” é uma estratégia que mexe com a emoção de seus clientes e mostra o verdadeiro motivo de você estar na profissão. Ele trabalha a marca pessoal muito além da famosa carteirada com diplomas e currículos.
- Atribua valor ao seu serviço. Qual a diferença entre um iPhone e um Android de alta qualidade? O valor. Coloque valor ao seu serviço e seu cliente verá sua marca como um ícone do mercado.
- Use a mesma linguagem que seu público alvo. Se você quer construir sua marca pessoal para determinada parcela da população, fale de forma que ela entenda facilmente e te veja como alguém próximo.
- Vista-se de acordo com os valores de seu cliente. Se você planeja escritórios de advocacia, por exemplo, é bem provável que seu público alvo gerará umrapport – aproximação – maior com você se tiver vestido em trajes formais. Agora, reforma de apartamentos pra homens solteiros pode usar roupas mais despojadas.
- Elabore estratégias de comunicação únicas pra plataformas diferentes, mas tenha uma comunicação integrada. Dessa forma, cada parte da construção da sua marca é importante sozinha para fixar na mente do cliente, mas o todo conversa de forma que seu cliente perceba a relevância de sua marca pessoal.
- Marca não é o seu logo ou sua descrição. A marca é tudo que o cliente e público alvo vê de seu trabalho. Cada portfólio, posicionamento, publicação nas redes sociais etc. faz parte do trabalho pra fortalecer sua marca pessoal.
- Faça o atendimento completo de acordo com a linha escolhida pela sua marca pessoal. Se você trabalha com reforma pra homens solteiros, usando o mesmo exemplo de antes, é preciso ter um toque moderno e descolado na divulgação, atendimento, no serviço e pós-venda. É importante manter uma linha única que siga seu personal branding.
- Quando estiver construindo sua marca pessoal, pense em tudo que você faz, da vida particular ao serviço. Atualmente, somos profissionais 24h por dia e tudo que fazemos serve de base para nosso branding.
- Não trabalhe o seu serviço de Arquiteto na marca pessoal, explore a mudança na vida de seus clientes. Quanto mais pessoal e emocional for, mais potente será sua marca. Quer um exemplo de branding emocional? Abra a felicidade que tem aí!
- Conte histórias pra seus clientes. As histórias são tão importantes para vendas e construção de marca pessoal que eu já escrevi um artigo completo explicando porque Arquitetos devem contar histórias sempre!
- Entregue mais do que seu cliente contrata. Essa é uma daquelas dicas que já falei várias vezes aqui, mas é extremamente importante pro personal branding. Quando você oferece mais do que seu cliente contrata, ele fica extremamente satisfeito e fortalece a imagem da marca.
- Envolva todos os colaboradores. Os Arquitetos precisam que todas as pessoas envolvidas em seu trabalho estejam alinhadas à marca pessoal, dos Arquitetos associados à faxineira. Todos devem estar alinhados para que imagem seja melhor construída.
- Valor não é preço! Entenda que preço é o quanto seu cliente está pagando pelo serviço e o valor é aquilo que ele recebe, seja conforto, excelência, segurança, exclusividade, modernidade etc. Quanto maior o valor de serviço, mais forte a marca pessoal, e mais você pode cobrar.
- Faça pesquisas pra perceber se o seu trabalho de marca pessoal está fazendo efeito. Converse com clientes e pessoas do público alvo pra ver se a marca pessoal é recebida da forma que você construiu. Caso não aconteça, é preciso analisar onde está errando.
- Tenha um blog onde escreve pro seu público. As plataformas digitais são as melhores ferramentas de divulgação atualmente. Através do blog, você pode oferecer conteúdo gratuito para seus clientes e fixar a marca na cabeça de forma orgânica, sem fazer publicidade invasiva.
- Nunca pare de trabalhar sua marca pessoal. Por mais que você consiga um grande posicionamento no mercado, é preciso continuar o trabalho de personal branding Todos os dias surgem novos nomes no mercado e você pode ser facilmente desbancado se não trabalhar a marca pessoal. Preste atenção nas maiores empresas do mercado e verá que elas investem fortunas em construção de marca, mesmo já sendo bem posicionada.
Dica bônus:
Não adie o seu trabalho de marca pessoal. Isso não é algo que pode ser deixado pra amanhã. A marca pessoal é parte essencial de qualquer profissional liberal. Na Arquitetura, é preciso trabalhar a imagem constantemente pra que conquiste cada vez mais clientes. Então, comece agora mesmo pensando nas suas roupas, na imagem que deseja transmitir, o que seus clientes buscam, quais os valores do seu trabalho etc.
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